Criado por Mark Pesce, o VRML foi um formato pioneiro usado para exibir modelos 3D na web. Por meio desta linguagem, "escrita em modo texto, é possível criar objetos (malhas poligonais) tridimensionais podendo definir cor, transparência, brilho, textura (associando-a a um bitmap).
Por ser uma linguagem "antiga" existe uma dificuldade para os browsers atuais "lerem" VRM. São necessários plugins específicos, nem sempre disponíveis. Por esta razão, os trabalhos aqui exibidos, originalmente criados em VRML, foram adaptados para o X3D, uma linguagem que surgiu em 2003 derivada do VRML. A modificação de formato dos arquivos é quase artesanal, e os trabalhos apresentados tem exigido constante manutenção e pesquisa visando recuperar algumas funcionalidades dos originais perdidas no processo.
Os objetos de ambas linguagens (VRML e X3D) podem começar a partir de formas básicas, como esferas, cubos, ovóides, hexaedros, cones, cilindros, ou criadas pelo próprio programador. Também podem ser adicionada interatividade, movimentos, animações, sensores, sons e hiperlinks com usos na realidade virtual.