Intenção / Objetivo
O trabalho tem como ponto de partida a mudança nos processos produtivos descrita no artigo “Trabalho imaterial e produção de software no capitalismo cognitivo” Giuseppe Cocco e Gilvan de Oliveira Vilarim* e no livro “5 lições sobre Império” de Antonio Negri**.
Buscou-se descrever imageticamente alguns aspectos do que se percebe como uma reorganização do mundo produtivo, que gradativamente vai sendo menos baseado em esforços musculares repetitivos e especializados programados num tempo de trabalho planejado, enquanto se torna maior a dependência da captação do valor de elementos inovadores de atividades cognitivo-produtivas que emergem da socialização de indivíduos nas redes (trabalho imaterial) e que se dão num “tempo de trabalho” e “tempo de vida” que se confundem.
REFERÊNCIAS:
*COCCO, Giuseppe; VILARIM, Gilvan de Oliveira. Trabalho imaterial e produção de software no capitalismo cognitivo. Liinc em Revista, Rio de Janeiro, v. 5, n. 2, p. 173-190, set. 2009.
** NEGRI, Antonio. Cinco lições sobre império. Tradução: Alba Olmi. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
*** SANTAELLA, Lucia. O papel da iconicidade da língua na literatura. In SCRIPTA, Belo Horizonte, v. 7, n. 14, p. 128-136, 1º sem. 2004