Loading...

VRML WORKS

Ambientes e objetos virtuais 3D para WEB criados a 20 anos em linguagem VRML |em restauração para o formato X3D

Arraste o mouse nas imagens para ativar o 3D

SOBRE O VRML:

A ideia de criar linguagens 3D para internet, passa a ser um esforço internacional em outubro de 1994 durante a 2ª World Wide Web Conference em que foi publicada a primeira versão da especificação do VRML (Virtual Reality Modeling Language).

Criado por Mark Pesce, o VRML foi um formato pioneiro usado para exibir modelos 3D na web. Por meio desta linguagem, "escrita em modo texto, é possível criar objetos (malhas poligonais) tridimensionais podendo definir cor, transparência, brilho, textura (associando-a a um bitmap).

Por ser uma linguagem "antiga" existe uma dificuldade para os browsers atuais "lerem" VRM. São necessários plugins específicos, nem sempre disponíveis. Por esta razão, os trabalhos aqui exibidos, originalmente criados em VRML, foram adaptados para o X3D, uma linguagem que surgiu em 2003 derivada do VRML. A modificação de formato dos arquivos é quase artesanal, e os trabalhos apresentados tem exigido constante manutenção e pesquisa visando recuperar algumas funcionalidades dos originais perdidas no processo.

Os objetos de ambas linguagens (VRML e X3D) podem começar a partir de formas básicas, como esferas, cubos, ovóides, hexaedros, cones, cilindros, ou criadas pelo próprio programador. Também podem ser adicionada interatividade, movimentos, animações, sensores, sons e hiperlinks com usos na realidade virtual.

3D ELEVATOR

""ELEVATOR" é animação interativa 3D desenvolvida com a linguagem VRML (Virtual Reality Modeling Language).
Combina arquitetura, musica eletrônica, ritmo, cor e velocidade por meio de um ambiente virtual 3D em que um trajeto é percorrido por "elevador" não-realístico.
Uma música pulsante é sincronizada a animação do movimento de subida do elevador explorando as possibilidades do VRML, com a utilização de recursos como movimentos de câmeras, variação de cores, texturas, formas. O trabalho apresenta alguns textos com referências as perspectivas sobre a tecnologia de Paul Virilio, Karl Marx e outros pensadores.

Colaboração: DJ Reginaldo de Lima (produção de músicas e loops musicais)

3D FLAG

"FLAG" consiste numa animação 3D interativa em "loop" constante construída com a linguagem VRML (Virtual Reality Modeling Language).
O objeto animado efetua dois movimentos simultâneos incessantes com duração de 1 minuto: Um giro em torno de seu próprio eixo e o movimento de aproximação e afastamento. O movimento em loop faz com que a animação não tenha começo nem fim. O espectador pode começar sua observação de qualquer momento da animação. Se começar sua observação no momento em o objeto esta próximo, o espectador vê cruzes com nomes de países e só quando a visão se distancia consegue perceber a totalidade como uma representação de uma bandeira. O mesmo ocorre de maneira inversa se o espectador inicia sua observação no momento em que o objeto esta longe. Inicialmente vê a representação da bandeira americana, entretanto não consegue notar que as estrelas estão substituídas por cruzes e só se dá conta disso aos poucos com a aproximação.
Criado em 2002, o trabalho tenta de surpreender o observador baseando-se nos princípios da Gestalt que postula que quando se percebe a totalidade como parte de outra totalidade, de uma outra unidade, há uma distorção perceptiva.
A escolha da bandeira americana não surge em decorrência de uma crítica direta ao mundo americano, mas muito mais em função seu poder de atração e do desejo de liberdade e justiça idealizada que ela representa.
A bandeira exemplifica a contradição dos símbolos e bandeiras nacionais que se tornam um instrumento de união de pessoas em torno de gestos e atitudes muitas vezes contrárias ao seu próprio simbolismo.

Imagens (cópias de tela)