Sobre

"FLAG" consiste numa animação 3D interativa em "loop" constante construída com a linguagem VRML (Virtual Reality Modeling Language).

O objeto animado efetua dois movimentos simultâneos incessantes com duração de 1 minuto: Um giro em torno de seu próprio eixo e o movimento de aproximação e afastamento. O movimento em loop faz com que a animação não tenha começo nem fim. O espectador pode começar sua observação de qualquer momento da animação. Se começar sua observação no momento em o objeto esta próximo, o espectador vê cruzes com nomes de países e só quando a visão se distancia consegue perceber a totalidade como uma representação de uma bandeira. O mesmo ocorre de maneira inversa se o espectador inicia sua observação no momento em que o objeto esta longe. Inicialmente vê a representação da bandeira americana, entretanto não consegue notar que as estrelas estão substituídas por cruzes e só se dá conta disso aos poucos com a aproximação.

Criado em 2002, o trabalho tenta de surpreender o observador baseando-se nos princípios da Gestalt que postula que quando se percebe a totalidade como parte de outra totalidade, de uma outra unidade, há uma distorção perceptiva.

A escolha da bandeira americana não surge em decorrência de uma crítica direta ao mundo americano, mas muito mais em função seu poder de atração e do desejo de liberdade e justiça idealizada que ela representa.

A bandeira exemplifica a contradição dos símbolos e bandeiras nacionais que se tornam um instrumento de união de pessoas em torno de gestos e atitudes muitas vezes contrárias ao seu próprio simbolismo.

Sobre VRML

Criado por Mark Pesce em 1994, VRML é um formato de arquivo padrão usado para exibir modelos 3D na web.

Por meio desta linguagem, "escrita em modo texto, é possível criar objetos (malhas poligonais) tridimensionais podendo definir cor, transparência, brilho, textura (associando-a a um bitmap). Os objetos podem ser formas básicas, como esferas, cubos, ovóides, hexaedros, cones, cilindros, ou formas criadas pelo próprio programador". Também podem ser adicionados interatividade, movimentos, animações, sensores, sons e hiperlinks. (Fonte:Cartografias on line).

Sobre formatos, plugin e softwares para visualizar entre aqui.