Design.Lab Especial: Palestras, workshops e bate-papos gratuitos em novembro no SESC Belenzinho

Imagem originalmente publicada em e-flyer do evento produzido por SESC BelenzinhoImagem originalmente publicada em e-flyer do evento produzido por SESC Belenzinho

Em novembro acontece no SESC Belenzinho uma programação Comemorativa, por ocasião dos 3 anos de Design.Lab. São dezenas de atividades abordando o tema DESIGN: Oficinas, bate-papos, palestras TODAS GRATUITAS e abertas a qualquer pessoa.

O Design.Lab é um dos maiores espaços voltados a discussão, reflexão sobre práticas projetuais em toda Zona Leste de São Paulo.

Mais informações pelo telefone 2076 9778

Segue abaixo a programação:

Design Que Muda o Mundo – Orientação: Carolina Pasquali

[Link]
Como um projeto que une a vontade de transformar realidades ao design está fazendo com que crianças e jovens no mundo inteiro resolvam problemas, proponham e executem soluções e provem aos adultos que a mudança pode começar em cada um – e idade é só um detalhe. Esta palestra irá apresentar o projeto Criativos da Escola e a rede global ao qual ele faz parte, o movimento Design for Change.
Duração: 1 encontro. 30 vagas. 1º Pavimento.

CAROLINA PASQUALI atuou por mais de uma década em diversas redações, incluindo Editora Abril, Editora Hachette-Filipachi, na Espanha, e no Council of the Americas, em Nova York. Empreendedora do projeto Design for Change no Brasil, hoje coordena o “Criativos da Escola”, além da comunicação e mobilização do Instituto Alana.
Acima de 16 anos.
Grátis
11/11. Terça, das 19h às 21h

Design Social – Por uma Abordagem Sistêmica e Permacultural – Orientação: Flávia Vivacqua

[Link]
O que você faria se soubesse que há outras formas de produzir e consumir, bem como de se organizar socialmente? O que você faria se soubesse que é possível mudar as formas produtivas, promovendo uma reconstrução das bases onde a sociedade está apoiada? O que você faria se soubesse que você é parte da solução tanto quanto do problema? O que você faria se soubesse que pode mudar sua realidade para melhor?
Nesta palestra serão propostas reflexões críticas acerca da sociedade atual; ideias e exemplos a partir de uma visão ecossistêmica, adequada ao nosso tempo e realidade.
Duração: 1 encontro. 30 vagas. 1º Pavimento.

FLÁVIA VIVACQUA é designer social, educadora e artista. Tornou-se consultora e facilitadora com foco em processos de co-criação, resiliência comunitária, desenvolvimento territorial regenerativo, com experiência em articulação e governança em rede social.
Acima de 16 anos.
Grátis
12/11. Quarta, das 19h às 21h

Open Design | Design Colaborativo – Orientação: Heloísa Neves

[Link]
O universo do design vem se reinventando e abrindo-se a novas estratégias. Conceitos como “abertura” e “colaboração” são, seguramente, responsáveis por parte desta mudança. Designers vêm buscando maneiras alternativas de criar e produzir “objetos” através de um novo ecossistema onde nem sempre o que mais vale é autoria, a escala e os projetos individuais. Esta palestra irá discutir estas novas estratégias, os atores deste novo ecossistema e o papel da profissão do designer na contemporaneidade.
Duração: 1 encontro. 30 vagas. 1º Pavimento.

HELOÍSA NEVES é diretora executiva do Fab Lab Brasil Network. É graduada pelo Fab Academy Barcelona, um curso ministrado pelo CBA-MIT e está atualmente terminando seu doutorado em design pela FAU-USP, intitulado “Maker Innovation”. Escreveu recentemente o livro “Fab Lab: A Vanguarda da Nova Revolução Industrial” e alguns capítulos para publicações internacionais sobre o tema.
Acima de 16 anos.
Grátis
13/11. Quinta, das 19h às 21h

Design: Hibridismos e Transdisciplinaridade – Orientação: Mônica Moura

[Link]
As questões do contemporâneo, somadas ao modo de vida e as relações do homem com os objetos e sistemas materiais e imateriais, estabelecem e constituem novos diálogos, inter-relações e abordagens no campo do design. Como resultado, percebe-se a diluição e hibridização de fronteiras observadas a partir da produção de objetos, produtos, ambientes e sistemas criados e desenvolvidos por profissionais que atuam no cenário nacional e internacional. Este contexto, tratado por esta palestra, origina produtos inusitados, questionadores e experimentais, que apontam singularidades e rupturas de fronteiras no universo cultural e produtivo que permeia a vida do homem.
Duração: 1 encontro. 30 vagas. 1º Pavimento.

MONICA MOURA é designer com formação em Design de Interiores, Artes Visuais e Arte Educação. Doutora e Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Possui pós-doutorado em Design Contemporâneo Brasileiro pela PUC-Rio. Atua como professora e pesquisadora em Design e em Artes na Unesp São Paulo. É coordenadora do Grupo de Pesquisa (CNPq/Unesp) Design Contemporâneo: Sistemas, Objetos e Cultura.
Acima de 16 anos. Grátis
14/11. Sexta, das 19h às 21h

Bate-papo

Direitos Autorais Abertos, Design e Criatividade – Orientação: Francisco Arlindo Alves

[Link]
Discussão sobre dinâmicas criativas que surgem no campo do design a partir da utilização de licenças livres para direitos autorais como Creative Commons e Copyleft. Serão destacados projetos e ferramentas para pesquisa e divulgação de conteúdo livre.
Duração: 1 encontro. 20 vagas. 1º Pavimento.

FRANCISCO ARLINDO ALVES é designer multimídia, mestre em Design pelo Centro Universitário SENAC. Integra a equipe do SESC Belenzinho elaborando e ministrando atividades, workshops e orientando discussões relacionadas à Cultura Digital, mídias e design. Participou de mostras no Brasil e no exterior com trabalhos no campo de arte e tecnologia. Atualmente pesquisa a criatividade e a inovação na Internet por meio da produção colaborativa de conhecimento, com diversos artigos apresentados em congressos, publicações acadêmicas, blogs e sites especializados.
Acima de 14 anos.
Grátis
18/11. Terça, das 15h30 às 17h30

O Design e as Tecnologias do Presente para o Futuro – Orientação: Francisco Arlindo Alves

[Link]
A partir da perspectiva do design serão discutidos introdutoriamente, projetos e iniciativas de várias partes do mundo abrangendo tecnologias emergentes como impressoras 3D, computadores vestíveis, aplicativos móveis, visualização de dados, e interfaces neurais. Neste sentido serão enfocadas questões produtivas, criativas, estéticas, simbólicas que configuram um novo contexto social.
Duração: 1 encontro. 20 vagas. 1º Pavimento.

FRANCISCO ARLINDO ALVES é designer multimídia, mestre em Design pelo Centro Universitário SENAC. Integra a equipe do SESC Belenzinho elaborando e ministrando atividades, workshops e orientando discussões relacionadas à Cultura Digital, mídias e design. Participou de mostras no Brasil e no exterior com trabalhos no campo de arte e tecnologia. Atualmente pesquisa a criatividade e a inovação na Internet por meio da produção colaborativa de conhecimento, com diversos artigos apresentados em congressos, publicações acadêmicas, blogs e sites especializados.
Acima de 14 anos.
Grátis
19/11. Quarta, das 15h30 às 17h30

workshop

Design Thinking – Orientação: Gustavo Santiago

[Link]
Pensar como um designer pensaria é uma rápida tradução do termo design thinking, que representa a forma como os designers abordam a resolução de problemas. Trata-se de um processo exploratório que pode conduzir a descobertas inesperadas e inovadoras ao longo de sua trajetória. A disciplina utiliza a sensibilidade do designer, métodos e ferramentas para atender às necessidades das pessoas com aquilo que é tecnologicamente viável e que, através de uma adequada estratégia, transforma tais necessidades em valor para o cliente e em uma oportunidade para determinado segmento do mercado. Esta atividade propõe desafio da criação de um conteúdo inovador que seja eficiente, compreensível e aplicável por qualquer pessoa em diversas esferas da sociedade, em qualquer que seja o setor.
Duração: 2 encontros. 25 vagas. 1º Pavimento.

GUSTAVO SANTIAGO é gestor de conteúdo do E-Commerce Brasil e sócio do Laboratorium. Possui especializações em inovação digital, storytelling, redes e atividades culturais. Atuou com pesquisa e produção de conteúdo, tendências de consumo para indústria de alimentos, planejamento de marca e mídia impressa.
Acima de 16 anos.
Grátis
18 a 19/11. Terça e quarta, das 19h às 21h

Oficinas

Webdesign Básico – Orientação: Ines Nin

[Link]
A oficina apresenta ferramentas básicas para desenvolvimento de páginas web. Os participantes serão introduzidos nas linguagens HTML e CSS e poderão desenvolver um site simples. *No dia 20/11 (feriado), não haverá atividade.
Duração: 3 encontros. 16 vagas. 1º Pavimento.

INÊS NIN é artista e pesquisadora. Bacharel em Estudos de Mídia pela UFF, estudou Artes Visuais na EAV Parque Lage e Filosofia na UERJ/UFRJ. Colaborou em projetos como Azuis, Vocabulário Político para Processos Estéticos, Movimento dos Sem Satélite, Interactivos, Memefest e Overmundo. Integra a equipe de Internet Livre do SESC Belenzinho ministrando oficinas em torno de linguagens, tecnologias, estética e política.
Acima de 16 anos.
Grátis
05 a 07/11. Quarta a sexta, das 18h30 às 21h30

Fotografia + Design – Orientação: Joel Melo

[Link]
Fotografia+Design
Esta oficina propõe uma introdução à Fotografia aliada ao Design , explorando o pragmatismo , tecnologia e a subjetividade de suas linguagens, como artifícios complementares no desenvolvimento criativo e prático na construção de um projeto visual. *Necessário possuir máquina fotográfica e conhecimentos em informática.
Duração: 4 encontros. 20 vagas . 1º Pavimento.

JOEL MELO é graduado em Design Digital e pós-graduado em Cinema, Vídeo e Fotografia: Criação em Multimeios. Integra a equipe do SESC Belenzinho desenvolvendo oficinas na área de Cultura Digital com ênfase em Fotografia, Design, Vídeo e Mídias Sociais.
Acima de 16 anos.
Grátis
11 a 14/11. Terça a sexta, das 13h às 14h30

Game Design – Orientação: Vanessa Pereira

[Link]
O participante desenvolverá seu próprio game passando pelo design de personagens, ambientações e dinâmica de fases, além da sonorização e programação da proposta. Serão analisados jogos clássicos e independentes, com o intuito de desenvolver novas possiblidades de criação. *No dia 20/11 (feriado) não haverá atividade.
Duração: 7 encontros. 14 vagas. 1º Pavimento.

VANESSA PEREIRA é designer multimídia graduada pelo Centro Universitário SENAC, pós-graduada em Estéticas Tecnológicas pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP) e técnica em Design Gráfico pela ETEC Carlos de Campos. Integra a equipe do SESC Belenzinho atuando em oficinas nas áreas de cultura digital e artemídia.
Acima de 14 anos.
Grátis
11/11 a 04/12. Terças e quintas, das 10h às 12h

Produção de Livros Artesanais: Método Codex Ex Machina – Orientação: Grafatório (Diogo Blanco, Edson Vieira, Felipe Melhado e Pablo Blanco)

[Link]
Nesta oficina os participantes entrarão em contato com técnicas utilizadas pelo projeto Codex Ex Machina na confecção de livros artesanais instantâneos. A atividade é composta por quatro módulos: escrita não-criativa (ministrada por Felipe Melhado), gravura (ministrada por Edson Vieira), caligrafia (ministrada por Diogo Blanco) e encadernação (ministrada por Pablo Blanco). A ideia é fornecer ferramentas para que, durante a oficina, cada participante produza seu próprio livro artesanal.
Duração: 4 encontros. 20 vagas. 1º Pavimento.

GRAFATÓRIO é uma associação cultural sem fins lucrativos, baseada em Londrina. O coletivo reúne pesquisadores, designers, artistas visuais e outros profissionais ou amadores que se interessam pelo abrangente universo das artes gráficas.
DIOGO BLANCO é designer gráfico formado pela Universidade Estadual de Londrina com pós-graduação em Cinema pela Academia Internacional de Cinema. Desenvolve trabalhos de ilustração, design e direção audiovisual. É calígrafo, tendo ministrado vários cursos e oficinas nesta área. No Codex Ex Machina desenvolve ilustrações e letterings caligráficos.
EDSON VIEIRA é formado em gravura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná e mestre em Comunicação Visual pela Universidade Estadual de Londrina. É professor da Universidade Norte Paraná. Seus trabalhos editoriais incluem a organização de fotolivros para o Câmara Clara – Instituto de Memória e Imagem. No Codex Ex Machina, realiza gravuras em linóleo, xilo, monotipia e outros suportes.
FELIPE MELHADO é graduado em Jornalismo com mestrado em História Social pela Universidade Estadual de Londrina. É um dos organizadores da coleção Doc.Londrina, da Editora Kan. No Codex Ex Machina desenvolve textos utilizando técnicas como cut-up, escrita automática entre outras.
PABLO BLANCO é designer gráfico formado em Desenho Industrial pela Universidade Norte Paraná.
Acima de 16 anos.
Grátis
15/11 a 06/12. Sábados, das 14h às 18h

Design Para Crianças: Robôs Piscantes – Orientação: Roberto Stelzer

[Link]
A ideia dessa oficina é mostrar de forma lúdica os princípios básicos de eletrônica para crianças, através da montagem e pintura de um robô de papel criado por Roberto Stelzer, que pode acender através do uso de tinta condutiva.
Duração: 1 encontro. 20 vagas. 1º Pavimento.

ROBERTO STELZER nasceu em Santo André, São Paulo, em 1966. Nos anos de 2005 e 2006, Stelzer fez o curso de Industrial Design no Instituto Europeo di Design de São Paulo. Em 2007, fundou, em parceria com o designer Nelson Schiesari, a empresa Troyart, que desenvolve personagens e objetos. Em 2009, seus personagens ganharam forma no livro-objeto “Coloriage 3D – Robot Factoy”, publicado pela editora francesa Mon Petit Art. No início de 2014, Stelzer teve o seu e-book “The Big Bad Man” publicado pela editora Callis e disponibilizado na loja da Apple.
Acima de 8 anos.
Grátis
16/11 a 07/12. Domingos, das 14h às 17h

Mapas Mentais e Desenhos Sistêmicos – Orientação: Flávia Vivacqua

[Link]
Essa oficina busca apresentar de forma ferramental, tanto a teoria quanto a prática, que apoia o uso cotidiano dos mapas-mentais como um potente instrumento para a organização, memorização e aprendizagem de diferentes conteúdos e informações. *No dia 20/11 (feriado) não haverá atividade.
Duração: 3 encontros. 20 vagas. 1º Pavimento.

FLÁVIA VIVACQUA é designer social, educadora e artista. Tornou-se consultora e facilitadora com foco em processos de co-criação, resiliência comunitária, desenvolvimento territorial regenerativo, com experiência em articulação e governança em rede social. Fundou e dirige a Agência de Design Social Nexo Cultural – www.nexocultural .com.br .
Acima de 16 anos.
Grátis
18 a 27/11. Terças e quintas, das 13h às 15h

Historiografia do Design Gráfico – Orientação: Marcos Guimarães

[Link]
Esta oficina propõe a apresentação de um panorama do Design Gráfico – sua história, suas manifestações e seu impacto na sociedade. Como atividade prática, os inscritos irão desenvolver uma peça gráfica, em que será aplicada a metodologia discutida e executada nas aulas.
Duração: 5 encontros. 20 vagas. 1º Pavimento.

MARCOS GUIMARÃES é designer especializado em Gestão Visual de marcas e empresas, com 20 anos de atuação no mercado de criatividade, tendo realizado cases para marcas como Pepsico, Grupo Legrand, Siemens, BASF, Famastil, Pizza Hut e SESI, todos com foco em alinhamento estratégico orientado pelo design.
Acima de 16 anos.
Grátis
19/11 a 05/12. Quartas e sextas, das 10h às 12h

Princípios Básicos do Design Aplicados à HQ – Uma Abordagem Narrativo-Visual – Orientação: Rodrigo Silveira

[Link]
A oficina aborda a relação de duas linguagens afins – design gráfico e HQ. Os participantes serão apresentados aos princípios de forma e de desenho, alinhados a conceitos de autores como Ellen Lupton e Wucious Wong. A dinâmica se dará por exposição e exercícios, com o objetivo de recriar uma história existente em HQ utilizando tais princípios.
Duração: 4 encontros. 20 vagas. 1º Pavimento.

RODRIGO SILVEIRA é designer gráfico. É professor de Projeto Gráfico no IED – Instituto Europeo di Design. É mestre em Design pelo Senac-SP. Tem peças publicadas no catálogo Logo Design, da editora alemã Taschen e na coletânea Los Logos 4, da editora alemã Die Gestalten Verlag. Desenhou os sites de Angeli, Tom Jobim, José Simão, Nação Zumbi e M.Takara. Ilustrou diversas revistas, entre elas Trip, Superinteressante e Continuum, publicação do Itaú Cultural. Em 2009, ganhou prêmio de melhor HQ, com roteiro de sua autoria, no festival de quadrinhos NextComic, sediado em Linz.
Acima de 16 anos.
Grátis
25/11 a 09/12. Terças, das 19h às 21h30

Desenho Aplicado à Direção de Arte em Animação – Orientação: Eloar Guazzelli

[Link]
A oficina propõe uma apresentação dos elementos estruturais da direção de arte no cinema de animação, partindo de um panorama histórico desta atividade artística, com foco na importância do desenho para as etapas de elaboração de um filme, considerando concepção de personagens, pesquisa de ambiente/repertório, referências e construção de cenários e storyboard. Estas etapas referenciam o desenho como base do planejamento das cenas de um filme por utilizá-lo como ferramenta para a estrutura geral da narrativa.
Duração: 4 encontros. 20 vagas. 1º Pavimento.

ELOAR GUAZZELLI é quadrinista e diretor de arte. Mestre na Escola de Comunicação e Artes da USP. Publicou ilustrações e quadrinhos nas revistas Animal, Le Monde Diplomatique, Piauí, VIP, Revista São Paulo e na argentina Fierro. Ilustrou livros adultos e infantis de editoras como Cosac & Naif, Cia das Letras, Peirópolis e Martins Fontes. Dirigiu os curtas-metragens O Reino Azul (35 mm) – premiado com Coral de Animação no Festival de La Habana; e O Arraial (35 mm), ganhador do Prêmio Banco do Nordeste na Jornada de Cinema da Bahia e curta-metragem Media Training (2011), baseado em HQ homônima, do livro O Primeiro Dia, que reúne 12 HQs do autor. Concluiu recentemente a direção de arte do longa-metragem Até Que a Sbórnia nos Separe, do estúdio Otto Desenhos Animados.
Acima de 16 anos.
Grátis
25/11 a 04/12. Terças e quintas, das 15h30 às 18h30

Criação de Bolsas: A Moda e o Design Através de Objetos Cotidianos – Orientação: Cristina Griger

[Link]
A moda surge no século XIX como modus vivendi ao ser copiada e propagada. A moda também aproxima pessoas com gostos semelhantes, estilo, ideais de consumo e condutas de vida. O design amplia o campo de criação na moda quando une oportunidade, necessidade de uso e planejamento. O objetivo desta oficina é analisar os conceitos chave do desenvolvimento de produto, aliando estética, funcionalidade e praticidade. Será realizado um exercício prático final, capaz de direcionar e ampliar o campo de criação e desenvolvimento em relação a um objeto de desejo na moda: a bolsa.
Duração: 4 encontros. 20 vagas. 1º Pavimento.

CRISTINA GRIGER é formada em moda pela Faculdade Santa Marcelina e pós- graduada em design pelo SENAC-SP. Pesquisa, desenvolve e confecciona bolsas e acessórios há 14 anos. Transita ativamente pela moda e pelo design dando aulas, consultorias e palestras desde a criação, planejamento e desenvolvimento de coleções, estilo e conceito de marcas.
Livre
Grátis
26/11 a 05/12. Quartas e quintas, das 13h30 às 17h30

Design Vernacular: do Artesanato à Gambiarra – Orientação: Nelson Somma Jr.

[Link]
As relações entre design e artesanato estreitam-se no Brasil a partir do final do século XX e início do século XXI, promovendo possibilidades de intensas trocas e valorização cultural e criativa. Esta oficina tem como proposta apresentar e discutir as concepções do design, do artesanato, do design vernacular e suas inter-relações na contemporaneidade, além de apresentar exemplos de tipografia, objetos e arquitetura vernacular.
Duração: 3 encontros. 20 vagas. 1º Pavimento.

NELSON SOMMA JR. é sociólogo pela PUC-SP e mestre em Filosofia e Estética pela mesma universidade. Pesquisador e professor nas áreas de Artes, Design e Moda em cursos de graduação e pós-graduação. Atua como Sociólogo Pesquisador do Acervo Monteiro Lobato e docente no curso de especialização em Negócios da Moda, no SENAC-SP.
Acima de 16 anos.
Grátis
26/11 a 10/12. Quartas, das 19h às 21h30

Design no Contemporâneo Brasileiro – Orientação: Mônica Moura

[Link]
A oficina propõe abordar as concepções e características do design brasileiro a partir dos anos 2000, partindo da análise e apresentação das produções em design que relacionam questões e abordagens contemporâneas, com atuações nas áreas do design gráfico, design de produto, joalheria e moda.
Duração: 3 encontros. 20 vagas. 1º Pavimento.

MONICA MOURA é designer com formação em Design de Interiores, Artes Visuais e Arte Educação. Doutora e Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Possui pós-doutorado em Design Contemporâneo Brasileiro pela PUC-Rio. Atua como professora e pesquisadora em Design e em Artes na Unesp São Paulo. É coordenadora do Grupo de Pesquisa (CNPq/Unesp) Design Contemporâneo: Sistemas, Objetos e Cultura.
Acima de 16 anos.
Grátis
28/11 a 12/12. Sextas, das 19h às 21h30

vivência

Game Arte – Orientação: Vanessa Pereira

[Link]
Nesta vivência, o participante poderá experimentar games de grande sucesso comercial que exploram diferentes formas de jogabilidade e conteúdo.
Duração: 1 encontro. 20 vagas. 1º Pavimento.

VANESSA PEREIRA é designer multimídia graduada pelo Centro Universitário SENAC, pós-graduada em Estéticas Tecnológicas pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP) e técnica em Design Gráfico pela ETEC Carlos de Campos. Integra a equipe do SESC Belenzinho atuando em oficinas nas áreas de cultura digital e artemídia.
Acima de 12 anos.
Grátis
21/11. Sexta, das 10h às 14h