Outras guerras: Cloud computing versus Software livre ?

Francisco Arlindo Alves


IS102-026
Originally uploaded by
Noah Sachs

É uma estupidez. É pior do que estupidez… É uma campanha de marketing… Esta opinião sobre ascensão da Cloud Computing foi proferida esta semana pelo ativista político do software livre Richard Stallman e tem gerado polêmica.
Cloud Computing (computação em nuvem) é uma arquitetura de computação cada vez mais utilizada e que consiste na virtualização de aplicativos, processamento e armazenamento de dados. Exemplos de Cloud Computing mais famosos são os aplicativos do Google como Google Docs, Gmail ou o Adobe Photoshop Express, eles permitem que computadores menos potentes possam ter acesso a recursos poderosos em servidores na Web muitas vezes de forma gratuita.
O que os críticos da Cloud Computing alegam é que os serviços disponibilizados mais perigosos do que os do software proprietário tradicional, pois além do usuário não ter acesso ao código do software (como sempre aconteceu com o Windows), a própria produção usuário fica arquivada no computadores do proprietário do software (como acontece no Google). A inacessibilidade do código prejudica a inovação e oculta uso que empresas como o Google fazem de milhões de informações recolhidas em sua “nuvem”, o que gera suspeitas de estratégias de monopólio, controle e dominação.
A discussão entre prós e contras da fala de Stallman é polêmica, no Maestros del Web por exemplo, um fórum de desenvolvedores latino americanos, os defensores da Cloud Computing defendiam a praticidade e conforto de poder acessar dados de qualquer lugar e de usar recursos poderosos de computação de maneira gratuita, e isso que não parece um argumento tão válido, a comodidade, é uma principais motivações para todos que usam recursos do Google.
Podemos entender que os argumentos de Stallman são válidos, mas o enfoque pode estar equivocado. No Ars Technica Ryan Paul fala sobre isso, ao afirmar que Stallman poderia estar contribuindo de maneira mais efetiva se entendesse a possibilidade do software livre dar suporte a plataformas de Cloud Computing. Paul citou a experiência do Franklin Street Statement um software livre que roda num ambiente de cloud computing. O equivoco de Stallman é não tentar descobrir como software livre pode ajudar a corrigir os erros da cloud computing com aplicativos de código aberto mais confiáveis, combatendo o monopólio da informação do Google e favorecendo a inovação.

Tags: , ,