15 livros sobre Novas Mídias: Here Comes Everybody: The Power of Organizing Without Organizations de Clay Shirky

Francisco Arlindo Alves

<br />

O escritor e professor da Universidade de Nova York Clay Shirky, tem como base inicial de sua análise a Lei Coase, criada pelo economista ganhador do prêmio Nobel Ronald Coase em seu ensaio “A natureza da firma” (1937). Neste ensaio, Coase propõe que numa organização, os custos para gerenciar uma complexidade interna, não deve superar os ganhos. Caso estes custos superem os ganhos, pode ser mais eficiente produzir os recursos externamente do que faze-lo internamente.
Considerando isso, Shirky transpõe a análise de Coase para a realidade da Internet e do mundo digital, em que  os custos organizacionais se aproximam de zero. Neste ambiente grupos de amadores não remunerados constroem a Wikipédia, que suplanta a Enciclopédia Britânica e criam um complexo sistema operacional Linux que rivaliza com a Microsoft. É um tipo de “organização sem organizações”, um  “pós-gerenciamento” baseado na coordenação de voluntários com custos muito baixos.
Isso é possibilitado pela tendência de todo consumidor poder ser potencialmente um produtor em virtude da diminuição de barreiras econômicas e técnicas. Um dos exemplo citados é o site de publicação de fotos Flickr. Se este site tivesse que ser construído através de métodos tradicionais, seria necessário a contratação de milhares de pessoas, câmeras de 35mm, aquisição de dispendiosas impressoras, bem como, grandes dificuldades para publicação. Com o avanço de tecnologias como a Internet e câmeras digitais atuando em sincronia com a ação coletiva dos seres humanos, não foi preciso contratar pessoas para fotografar, catalogar e editar os conteúdos para uma distribuição gratuita. O Flickr  forneceu apenas a estrutura para que esta complexidade se organize externamente pela participação dos usuários. Trata-se da união do desejo de se expressar das pessoas, a tecnologia e um meta-modelo.
A redução dos custos para uma atuação mais coletiva, possibilita que todos publiquem seus conteúdos, dando a oportunidade de que pessoas com interesses comuns se aproximem mais facilmente e aumentem a confiança mútua. Da mesma forma, segundo Shirky ,haverá uma transformação nas relações entre indivíduos em diferentes níveis como também em instituições hierárquicas. Neste mundo fica claro o desaparecimento da nítida distinção que havia no século XX, entre um número reduzido de produtores profissionais e uma multidão de consumidores passivos.

Site de Clay Shirky

Outros livros comentados nesta série

Apresentação sobre esta série

Tags: , ,