15 livros sobre Novas Mídias: Convergence Culture – Where old and new media collide de Henry Jenkins

Francisco Arlindo Alves

 

O conceito de convergência trabalhado neste livro não está relacionado a tendência de unificação dos equipamentos eletrônicos ou mesmo dos meios de comunicação, mas ao fenômeno de uma maior fluidez  nos limites que separam criadores de conteúdo e os consumidores de conteúdo.

Henry Jenkins, diretor do Comparative Media Studies Program do MIT, começa contando a interessante estória dos circuitos percorridos por uma desintencionada figura feita em Photoshop e publicada num blog por um estudante filipino-americano em que o personagem Beto da Vila Sésamo aparece ao lado de Osama Bin Laden. A imagem era parte de uma sequência publicada pelo blogueiro filipino chamada “Beto é do Mal”.

Depois de algum tempo a deriva pela  internet a figura do personagem Beto aparece curiosamente em cartazes de um protesto em anti-americano registrado pela CNN em Bangladesh. Algum manifestante ao confeccionar seus cartazes copiou a criação do estudante filipino, e sem conhecer o personagem Beto, produziu um acontecimento que surpreendeu os produtores de Vila Sésamo, e ao próprio criador da colagem.

No cenário que Jenkins vislumbra, simples usuários com um computadores interagem com o poder dos produtores das grandes mídias possibilitando conseqüências imprevisíveis.

Neste sentido, outro dos temas abordados é o poder das comunidades de fãs. Entre vários  exemplos, o autor mostra como estas comunidades subvertem o planejamento dos produtores de TV ao antecipar o final pré-gravado do reality show americano “Survivor” por meio de fotografias por satélites e troca de informações formando uma inteligência coletiva. Relata como estes mesmos fãs criam suas próprias versões de Star Wars ou Harry Portter, colidindo com os interesses dos tradicionais produtores midiáticos.

A convergência neste contexto, é principalmente uma mudança cultural na qual conteúdos midiáticos dispersos são conectados pelos consumidores ávidos por informações. A convergência não se dá simplesmente por dispositivos ou aparelhos, é um processo mental movido pela interação social.

Mais informações sobre no Convergence Culture Consortium
http://www.convergenceculture.org/
Blog de Henry Jenkins
http://www.henryjenkins.org/

Outros livros comentados nesta série

Tags: , , , ,