15 livros sobre Novas Mídias: Blogs, Wikipedia, Second Life, and Beyond: From Production to Produsage de Axel Bruns

Francisco Arlindo Alves

<br />

O australiano Axel Bruns, pesquisador da faculdade de indústrias criativas em Queensland / Austrália, descreve neste livro o interessante conceito de produsage, que surge no contexto das significativas mudanças nos processos tradicionais de produção geradas avanço de novas tecnologias de acesso à produção e troca de informações que essencialmente são caracterizadas por serem participativas e colaborativas.

Ao estabelecer uma comparação entre o modelo de produção industrial e o modelo produsage, no primeiro percebe-se um resultado final convencionalmente classificado como um “produto”, nos termos de um entidade fixa, definida e completa que é embalada e distribuída para os seus utilizadores. No caso da produsage o modelo de “produção” se caracteriza por um processo perpétuo de adoção de melhorias, uma construção contínua de desenvolvimentos e aperfeiçoamentos constantes, definidos pelos próprios usuários que passam a agir como usuários-produtores (produsers). Os resultados não são produtos acabados, mas artefatos em desenvolvimento.

Este novo modelo tem prevalecido principalmente na produção de conteúdo na Internet, por exemplo em sites como Wikipedia ou Second Life e Blogs, tornando fluida as fronteiras que separam os produtores dos usuários. Bruns faz uma análise no seu livro a respeito de como a disseminação de abordagens produsage podem aumentar o espectro de criação e participação dos usuários influenciando a introdução de novos métodos educativos, uma maior democratização do jornalismo e um aumento da emancipação política dos cidadãos.

Mais informações sobre a produsage
http://produsage.org/
Blog de Axel Bruns
http://snurb.info

Outros livros comentados nesta série

Apresentação sobre esta série

Tags: , ,